sábado, 31 de julho de 2010

POR QUE AS PESSOAS TRAEM?


O que e traição? Por que as pessoas traem? Que sentimentos moram no coração de uma pessoa que trai? Existe prazer em trair alguem que nos ama?

Pois é... assim como você eu procuro saber a resposta para estas perguntas. Analise uma situação: uma pessoa que é traída devota confiança e amor pela pessoa que a traiu. Um inimigo não trai porque você já espera coisas ruins vindas dele. Ofensas, palavras grosseiras que te machucam, atitudes agressivas e maldosas. Porém, daquele a quem amamos esperamos carinho, compreensão, respostas brandas, apoio, cumplicidade, mas nunca uma TRAIÇÃO.

Traição é como uma forma de decepção ou repúdio da prévia suposição, é o rompimento ou violação da presunção do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações.

Segundo a psicoterapeuta Olga Tessari, são vários os fatores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o (a) parceiro (a), vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder. "A idéia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade."

Todos estamos sujeitos às traições pois não conhecemos o que vai dentro do coração e da mente humana. Você nem mesmo conhece o que se passa dentro do seu coração! Quantos buscam apoio profissional para entender os porquês da sua vida? Porém, existe alguém que conhece o coração das pessoas: DEUS. Em Jeremias 17.9-10 Deus diz assim: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." Deus conhece o coração humano. Se alguém lhe traiu, receberá tudo segundo o fruto de suas ações. Isso se aplica a você também. Para que trair a confiança de alguém que se amam, alguem que coloca em você confiança? Proverbios 17.17, salomão diz: "Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão." Trair é o antônimo de amar. Que as palavras que brotem do seu coração sejam palavras de edificação, que você tenha bom tesouro dentro do seu coração e o primeiro passo para você deixar de trair ou perdoar a pessoa que lhe traiu é colocar dentro do seu pensamento coisas boas: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4.8.

Jesus sabia que iria ser traído, mas Ele jamais deixou que isso atrapalhasse a sua alegria, sua misericórdia e compaixão. Isso não acabou com o dia dele poque Ele sabia que existiam outras pessoas que o amariam até a própria morte.

Pense em Jesus e tenha a Vida!


 Alan Ribeiro ( Seminarista)      http://blogsemeandovida.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário